Não tem “cabeção” (final)

Não precisei andar muito para encontrar um novo camelô para me fornecer DVDs piratas. O sujeito atende pelo nome de Nazareno e está postado a poucos metros da minha casa. Portanto, bem mais perto e bem mais em conta.

Ao contrário do Cirilo, Nazareno tem um Siena, que estaciona em frente a uma loja de utilidades para a casa. Os filmes que ele vende não se antecipam à telona, e sim às locadoras, o que, segundo ele, são garantia de qualidade.

— Meus filmes não têm “cabeção” – garante.

Traduzindo a jocosa expressão do Nazareno, o fenômeno do “cabeção” remete àquela cópia em que o sujeito leva a câmera para dentro do cinema e registra todo o filme. No entanto, as películas trazem como bônus pessoas comendo pipoca, tecendo comentários e, como o nome sugere, passando com suas cabeçorras em frente à tela de vez em quando.

Nazareno é bom de negócios: a módicos R$ 10,00, o sujeito pode levar cinco filmes. E se algum deles estiver com defeito, basta devolver que ele faz a troca. Ah, as embalagens do Nazareno tem um selo especial, que distinguem suas cópias de outras que circulam por aí. Além de filmes, esse herói urbano também vende jogos para Playstation.

— Tenho um futebol aqui com o Ronaldo “Gordo”. E ele empilha gol pra mais de metro – promete.
Outro dia eu dava uma olhada nos lançamentos do Nazareno e uma senhora chegou na banquinha e perguntou a ele:

— Tem CD de música?

Atencioso, Nazareno disse que tinha DVDs musicais. A mulher insistiu. Perguntou se ele sabia quem na redondeza podia lhe vender CDs musicais. Uma nuvem de pânico tomou o olhar do ambulante, que confessou à boca pequena.

— Senhora, aqui é cada um por si. A gente não fala e nem procura saber da vida dos outros. Aqui tem presidiário, fugitivo, traficante. Não tem isso de amizade não.

Seguiu a confissão de um sinal da cruz. A senhora saiu dali assustada. E, depois de mais uma compra, eu saí da banca do Nazareno impressionado com o olhar aterrador dele. Mas orgulhoso da sua sinceridade.

Anderson Passos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s