Vila x favela

Era 1992 e lembro que era época da disputa da Olimpíada de Barcelona. Na tela da Globo, de repente, nada de competições e sim uma imagem panorâmica da cidade e o sempre ufanista Galvão Bueno sapecou empolgado.

– Veja que imagem boniiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiita. As montaaaaaaaaaaaaaanhas de Barceloooooona! Primeiro muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuundo, amiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiigo!!!!

No mesmo dia, o meu amigo Márcio Barbosa me apanha pelo braço na rua e questiona.

– Viu só a nova do Galvão? A gente não mora mais em morro. Agora é montanha…Rocinha agora é montanha. Aquilo que ele mostrou lá na TV era morro!!!

Na época eu morava no bairro Partenon, em Porto Alegre, nas proximidades da temerária Vila Maria Degolada.

Daí que valendo-me do protesto do Nêgo Márcio, nada mais justo do que dar um pouco de auto estima para a coisa. Assim, quando questionado por outrem sobre onde morava, disparava que residia não nas proximidades da Maria Degolada e sim na Mary Degolations Villas Resort.

E os meus colegas todos, quando eu soltava meu novo endereço, ficavam escandalizados enquanto um ou outro coçava a cabeça em dúvida.

– Nunca vi esse negócio no mapa.

Hoje estou em São Paulo e na boêmia Vila Madalena. Ao contrário do que se possa imaginar, é um bairro espetacular com toda a sorte de atrações noturnas e gastronômicas.

A diferença é que a palavra “vila” em São Paulo não é motivo para sustos. Há muitas por aqui e todas (ou quase todas) com nome de mulher: Mariana, a própria Madalena são as que me vem de imediato.

O nosso vila do sul, traduzido para o paulistês, é favela. É Heliópolis, a mais violenta de São Paulo. Dizem…

Assim, vindo a São Paulo não se assuste quando precisar ir a uma vila. E tenha reservas quando todos os caminhos indicarem para favelas.

Anderson Passos

Deixe um comentário

