As Helenas

A última novela que assisti por inteiro foi o clássico de Dias Gomes, Roque Santeiro. Não a reprise que veio depois, mas o original que começava 8h30 pontualmente nos anos 80.

Sou signatário da tese da minha mestre Patrícia Weber – ainda que ela pareça meio óbvia hoje – sobre o “modelo Manoel Carlos de fazer novela”.

Desde que o mundo é mundo, o que o autor nos propõe expressamente é que a maioria das ações tem que se passar num Rio de Janeiro, no sempre manjado Leblon, tendo uma inocente e bondosa Helena como heroína e sob a trilha de Bossa Nova e alguns sucessos internacionais. A melhor parte é a trilha, exclusivamente quando o assunto é Bossa. Tudo o mais é descartável.

Se bem que nessa Viver a Vida de Helena que está no ar temos uma ousadia, que foi a opção do autor por uma Helena negra, vivida pela estonteante Thaís Araújo.

Recentemente, fiz uma experiência: Assisti um bloco inteiro com áudio no on e um segundo bloco no mute. E minha suspeita estava certa: no mute é deveras melhor.

Ocorre que as falas da personagem da ex-senhorita Netinho de Paula são de uma ingenuidade e de uma pieguice que beiram a santificação, donde tudo fica chato e até previsível como, aliás, grande parte do que se vê na TV em matéria de folhetins ultimamente.

Bom mesmo é ficar com a fotografia de um Rio de Janeiro perfeito – só superado pela obra do Fernando Meirelles no vídeo brasileiro que deu ao Rio as Olimpíadas de 2016. Melhor ainda é assistir as beldades que pululam na tela sem nada dizer. Afinal, já aderi ao mute em definitivo. Perfeição mesmo só a trilha de abertura e encerramento da novela do seu Manoel ao piano do Tom acompanhado pelos manos Chico e Miúcha. Fora isso, tudo o mais é ficção ufanista.

Anderson Passos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s