Gritaria

Assistimos pela imprensa uma grita geral em torno da visita do presidente iraniano ao País, que, até onde li, se dará por algumas horas desta segunda-feira (23 de novembro). Em especial, os judeus se lançam em contrário porque o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, nega, em tom de fanfarronice, o Holocausto. Assim, em memória dos seis milhões de mortos em campos nazistas na Segunda Guerra, faz-se a gritaria.

Outro ponto em desfavor do líder iraniano estaria a fraudulenta reeleição do sujeito como presidente do país, o que rendeu aos “insatisfeitos” a sanção da tortura e da morte, as quais a imprensa de lá ficou impedida de exibir por conta da censura.

Com a visita do iraniano, Lula quer capitalizar. Espera dialogar com o colega iraniano sobre o uso pacífico da energia nuclear e sobre acordos bilaterais que poderiam render algum dinheiro ao Brasil. Por outra, quer sinalizar ao mundo que o nosso país, independentemente de crenças – quais sejam elas – pode e deve dialogar, mesmo com os mais divergentes líderes mundiais, em favor da paz.

Na prática petista, tudo muito legal a ponto de chamar a atenção de que, com um gesto desses, o Brasil é sim merecedor de uma vaga fixa no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). ONU que, aliás, não cansa de fazer sanções ao Irã por conta de seus projetos nucleares cuja finalidade não parece clara.

Se Lula deve ou não deve receber Mahmoud Ahmadinejad, respondo apenas que o senhor da guerra George W.Bush nos visitou aqui com pompa e circunstância mais de uma vez. O mesmo vale para o italiano Cesare Battisti, que não só foi recebido como aqui permanecerá, mesmo tendo assassinado duas pessoas na Itália em circunstâncias que se sugerem “políticas”.

Ante tamanha hospitalidade, como negar, mesmo por algumas horas, estada a Mahmoud Ahmadinejad?

Anderson Passos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s