Rico personagem

O lugar se chama Nova Europa, no interior de São Paulo. A pacata localidade tinha o silêncio quebrado quando Nelson Fortunato tomava o microfone da rádio poste para anunciar a “última viagem” de seus moradores.

O trabalho sempre fora voluntário e valeu a Fortunato, inclusive, um lugar na Câmara de Vereadores local. Além dos óbitos, a rádio poste divulgava ainda achados e perdidos.

No entanto, causou surpresa quando Nelson Fortunato tomou o microfone recentemente e anunciou o próprio falecimento. Disse ele:

– Estou anunciando o meu falecimento. Falecimento de Nelson Fortunato. Como foi gravado com antecedência, não tem a hora do enterro, mas o mais importante é que todos saibam que morri.

Houve até quem duvidasse do ocorrido, mas o depoimento do neto Eduardo não deixou dúvidas. Fortunato morrera aos 90 anos, com a saúde prejudicada por uma pneumonia, aliada a problemas renais e diabetes.

Além de vereador, a voz do poste trabalhou com vacinação no centro de saúde municipal e administrou três cinemas de Nova Europa. Quando um deles desabou, Fortunato não se deu por vencido e apontou os projetores para o muro de sua própria casa e continuou exibiindo as películas ao som de Il Silenzio. O muro também não resistiria muito tempo e também desabaria.

Em 2006, o jornalista Paulo Augusto Vieira fez o documentário “O Alto Comunicador Falante”, sobre o personagem. Relato do diretor ao site G1 conta que ele não conseguia tirar uma frase séria de seu protagonista.

– A única parte em que ele se emociona é quando fala do cinema, sua paixão, que acabou na cidade”, relembrou.

Anderson Passos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s