Barbosa e família na Pauliceia (1)

Na sexta-feira retrasada, o telefone bateu enquanto eu lavorava enlouquecido e, do outro lado da linha, um grande amigo de infância e de noitadas, o Márcio Barbosa, me dizia que estava na Pauliceia. Daí para marcarmos um encontro foi um salto.

No entanto, dado o trânsito de sexta-feira ser ainda mais caótico em São Paulo, tive que abortar o plano de encontrá-lo de imediato.

Então o jeito foi nos encontrarmos no sábado mesmo, num shopping nas proximidades da Avenida Paulista, onde rememoramos outros tempos não tão sóbrios, mas ainda assim felizes.

O sujeito me veio com a patota toda: noiva, sogros e uma tia pra lá de sensacional. Ali fiquei sabendo que seria o guia da trupe e, horas depois, adentrávamos o tradicional Bar Brahma, berço do samba paulista.

No entanto, dois itens precisam ser destacados: eles estavam no fuso horário de Porto Alegre e, assim, chegamos em torno de meia noite no bar. Item dois: tragicamente, o que víamos no palco principal era rock e não o samba de raiz esperado.

Para piorar a situação, o colarinho do chopp servido pelo bar – bebi água – começou a superar os três dedos e, ao invés de explicar o por que daquilo ante o protesto justo da Luciana – a noiva do meu amigo – o gerente com cara de Corleone optou pela grosseria de dizer que o chopp era servido na casa naqueles moldes havia 60 anos e que, assim, era só levantar e ir embora.

Registre-se: exceção a este seu escriba e ao Márcio Barbosa, iniciado na faculdade de Direito, os demais integrantes da mesa tinham afinidade com as leis que poderiam colocar o tal gerente em má situação.

Optamos pela tolerância e pelo bom senso a estragar a noite, que foi salva a seguir quando alguém gritou que o lotado andar de cima da bodega esvaziara um tantinho e que lá o samba estava pegando.

A noite, mergulhada em fumaça de gelo seco, de repente, começou a ter contornos mais visíveis.

Anderson Passos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s