Osório

Aos domingos, a Avenida Paulista se transforma num território estranho, muito diverso daquele que se vê nos chamados dias úteis.

Saem executivos (as) com sua pressa habitual para dar lugar, por exemplo, a uma feira de antiguidades – em frente e sob o Masp. Fácil perceber entre os transeuntes pessoas praticando jogging.

Há também os que caminham com seus mascotes – alguns com uma pompa napoleônica – e há também casais de namorados de todos os gêneros. E, claro, também tem os que aguardam pacientemente nos pontos pelo ônibus que lhes devolverá à casa ou ao passeio dominical.

Mas aqui chego ao título. Vou falar de Osório. Nome de herói rio-grandense, esse paulistano não deixa de carregar tal sina: Osório é morador de rua.

Carrega sacos e sacos com seus pertences por onde anda. Até aí nada demais. O belo na história dele é a sua intimidade com os pombos. Quase todo o pão que ele ganha por aí é dado a eles. É quase uma visão de pierrot e colombina sob a chuva carnavalesca dos confetes.

Quando ele dispara as migalhas no chão, as aves, como que agradecidas, o cercam e devoram o banquete.

Osório fala com os animais numa língua que eu não entendi ainda. Mas que, tudo indica, os aproxima.

Tentei me desvencilhar da imagem do Osório e entrei numa livraria, legítimo império de consumo. Mas a cena do homem de rua e seus mascotes me marcara. Saí da loja sem nada comprar.

E, não muitos metros longe dali, voltei a flagrar Osório e sua intimidade com os animais. Talvez ele use dessa relação para esquecer que, por onde passa, seus semelhantes cerram o cenho, os olhos, o coração. As aves não.

Osório e seus pássaros são eternos cúmplices que certamente cuidam um do outro nesse mundão chamado São Paulo. Mundo que nos cega para a sensibilidade das pequenas mágicas diárias que homens e mulheres criam para vencer o abandono e a solidão.

Anderson Passos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s