Sorrisos que transformam

A semana que passou foi difícil: compromissos, tantas coisas importantes que exigiam correção de rumo… Ônibus lotado, trânsito caótico, trabalho mais do que dobrado. Caos tamanho que quando cheguei em casa na sexta à noite me peguei olhando para o céu e agradecendo a sei lá quem…

Já a semana que começa traz consigo os mesmos ingredientes. Mas tem algo muito diferente na receita bem bolada.

Ocorre que no domingo que passou fui a Cotia, ao lado de São Paulo, na casa da onipresente Marina Diana. Lá acompanhei o jogo entre Brasil e Costa do Marfim pela fase classificatória da Copa.

Apesar do futebol um pouco mais convincente, nem Kaká, nem Robinho, nem Dunga me arrancaram qualquer vibrato.

Outra cena especial entre as tantas do final de semana foi transformadora, ante a perspectiva sombria que ameaçava a semana que começa.

Explico: logo ao chegar na casa da minha amiga, dei de cara com a pequena Beatriz, sobrinha dela, que completará dois aninhos no mês que vem.

Ao me verem, a mãe dela, Fernanda – que é cunhada da Marina – perguntou à pequena quem era aquele (eu) que chegava.

A seguir, a menina soltou o sorriso mais lindo do mundo e, ato contínuo, me abriu os braços e me ofereceu o rosto para um doce beijo.

Como pode um sorriso de criança produzir tamanho milagre, me pergunto. Inútil buscar resposta. As crianças, com seu espírito e sorriso inocente e transformador têm a resposta para apaziguar qualquer teimosa angústia.

Donde só me resta, desse jeito, num texto que talvez num futuro a pequena vá ler, agradecer comovido à homenagem em forma de abraço, de beijo e de sorriso que essa criança brilhante me presenteou.

Anderson Passos

Um comentário sobre “Sorrisos que transformam

Deixe um comentário

