Pururuca wins

Nesta segunda (2/8), por força do trabalho – que não é pouco – fui parar em dois tradicionalíssimos endereços da Pauliceia: o Mercado Municipal e o Bar do Estadão.

Ambos nem são longe aqui de casa, mas sempre que me dispunha a ir até lá, o demônio da preguiça me recomenda ficar em casa longe do cansaço graúdo. Já que o demôniozinho faz zanzar nos dias úteis, lá fui eu.

O Mercado é semelhante ao de Porto Alegre se considerarmos a arquitetura, mas o paulistano é gigante. Ali vende-se toda espécie de especiarias e me encantei com os garrafões de pimenta, das mais variadas procedências. Voltarei lá para comprar algumas.

No entanto, nada de almoço, café o que seja. Eu estava lá a trabalho e tive que enforcar a refeição valendo. Nem o tradicional sanduíche de mortadela – marca registrada do lugar – pude conferir. Basta dizer que vi um prensado na mesa de um sujeito e a gordura que descia do pão me desencorajou.

Então veio a tardinha – o jejum ainda reinando – e eu disse ao motorista do jornal que me acompanhava.

– Hoje a gente vai de pururuca.

Me referia à gordura de porco do tradicional sanduíche de pernil do Bar do Estadão. Desde que me mudei para o Centro, passei em frente ao lugar dia sim, dia sim também. Mas nunca me atrevera a entrar no “templo”.

Pois eu e o motorista nos atracamos, cada um, a um sandubas de pernil e dizer da minha maravilha é pouco. Foi sim estupendo porque o pão crocante parecia uma mistura perfeita ao molho e à gordura do pernil servido pelo seu Amaral. Além disso, potinhos de uma pimenta à malagueta também nos fazia as honras da casa.

A pururuca ainda me alucina enquanto escrevo. Minha pressão arterial deve estar nos píncaros já que não posso comer carne de porco.

Mas se a morte vier, eu irei contente. E se ela adiar a chegada, voltarei ao Bar do Estadão quantas vezes forem possíveis.

Anderson Passos

Deixe um comentário

