Por que não durmo?

Começo a entender porque não durmo mais. Direta e definitivamente não lhe tenho e isso é, dolorosamente, tudo. Mas, nos meus sonhos, nas minhas noites de voo solo, nós não temos – nem nunca tivemos – limites.

Só que hoje não durmo. Nem hoje nem de algumas madrugadas para cá. Não durmo porque eu lhe tinha plena e absolutamente nas minhas quimeras. Porque no paraíso que eram meus sonhos, meus olhos pousavam e se deliciavam, de pousar em você. No meu mundo mais que perfeito o aterrisar dos meus olhos em você me abastece a mente e forja as melhores fantasias. Mas agora não lhe vejo mais.

Me desespero e não durmo porque sua imagem, tristemente, já não é tão clara quando cerro os olhos e te procuro nas minhas lembranças. Os sonhos que te mantinham viva em mim começam a rarear dramaticamente. Teu perfume já não está mais em mim como outrora. Tua voz ‘inda me vem, mas ‘inda rara. E, triste constatar, mas mais recentemente, o meu bem que você ainda é me veta, me censura, não mais me devora.

Não durmo e, devo ter escrito isso aqui algum dia ou noite, pelo pavor constante e rascante de perdê-la para sempre. Pelo temor de que esse processo esteja em pleno andamento e, fingindo desaviso, só agora me apanho despertando para isso.

Sorte que a lembrança do nosso beijo, que as as nossas carícias persistem e sobrevivem teimosa e valentemente encravados em mim. É dessa água que bebo, é disso que me alimento e é a isso que me apego. E, talvez por tudo isso, é que sobrevivo.

Volta, mulher amada. Me devolve o sono. Adentra por aquela porta de novo, deita na cama que nos espera, navega comigo pelo sono e pela fantasia dos justos na infinita valsa de carícias.

Anderson Passos

Deixe um comentário

