Unisinos FM (8)

A chance do Homem Mau voltar à cena disfarçado veio quando fui convidado a co-apresentar e produzir o Moviola, em seguida ao falecimento do Bad Man. O meu nome foi sugerido ao mestre Torino pelo grande amigo Zé Fernando Cardoso.

Ocorre que, logo que cheguei à rádio, eu ajudava a ele e à Márcia Ganzer – titulares do programa – com contatos de pessoas do mundo do cinema gaúcho ou brasileiro ou sugeria pautas – o que não era muita coisa – e acho que isso gerou empatia.

O estágio da Márcia se encerrou enquanto mais ou menos começava. Então o Zé Fernando procurou o mestre Torino e sugeriu meu nome para ajudá-lo, sem que eu fizesse absolutamente nada que me habilita-se a tanto, penso hoje.

Claro que topei o desafio e eu e o Zé fizemos grandes entrevistas com as musas Marina Person, Carla Camuratti e, de repente, passado algum tempo, ele (o Zé) achou que tinha que ter uma nova faixa musical na programação: o Superbacana.

O Zé Fernando então deixou o “Mariola” e eu apressei a inclusão do homem mau Gabriel Izidoro e, mais tarde, do repórter cultural Alessandro Varela para me ajudar no programa de cinema da 103,3.

E o melhor do Mariola renovado, Bad Man, não foi ao ar. Primeiro porque se diziam barbaridades e, segundo, porque o Torino um dia invadiu o estúdio enquanto gravávamos o programa e cravou:

– Tem conversa demais e música de menos.

E assim, o Varela, que contava até o final dos filmes, acabou tendo de deixar o projeto dedicando-se a coberturas especiais, como Feiras do Livro, pré-estreias, livros, entre outros.

Uma memória linda do Moviola vem da Feira do Livro de 2003, quando transmitimos o mesmo ao vivo da Praça da Anfândega. Fizemos eu, Varela e Izidoro um programa que, humildemente, considero vigoroso, letárgico, no bom sentido.

Tínhamos conosco o crítico de cinema Heitor Goidanich, o Goida, como convidado. À época, ele lançava um livro sobre os filmes que mais o impressionaram numa trajetória de anos. E o resultado foi uma aula da Sétima arte. O autógrafo no exemplar que deixou de presente dá muito orgulho pois que dizia que nunca concedera uma entrevista tão indolor.

A rádio Unisinos FM ainda proporcionou aulas de companheirismo inigualáveis. Conto mais no próximo post.

Anderson Passos

Deixe um comentário

