Mesmo dia, mesma cidade

O dia 8 de dezembro e a cidade de Nova Iorque são emblemáticos para as pessoas mais atentas ao mundo musical.

Nessa data, em 1980, Mark Chapman matou John Lennon em frente ao edifício Dakota, onde o ex-Beatle morava com Yoko Ono. Foram quatro tiros. Para o assassino, era a chance de absorver um pouco da popularidade do músico. Pasmem.

Eu tinha então oito anos de idade e me lembro de estar no Parque Farroupilha (também chamado Parque da Redenção), em Porto Alegre, com o meu avô que, domingo sim outro domingo igualmente, me levava ao velho e saudoso Parque Tupi.

Ocorre que, nesse dia em especial, enquanto eu me divertia nos brinquedos, meu avô tomava umas cervejas.

E, findo o dia, antes de irmos para o ponto de ônibus que nos levaria para casa, meu avô precisou ir ao banheiro e fomos ao posto Touring, ali na avenida João Pessoa. Na televisão que ali havia ecoava a notícia do crime e, coisa marcante, a música Woman – cujo clipe o leitor acompanha abaixo – me sacudiu a cabeça por longos dias.

Corta para a mesma data em 1994. Num hospital em Nova Iorque o Brasil perdeu um de seus maiores expoentes musicais: Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim.

Tom era um dos baluartes da Bossa Nova, ao lado do parceiro Vinícius de Moraes, com quem compôs o disco seminal do movimento: Canção do Amor Demais, na voz da divina Elizeth Cardoso.

Sem demora, as melodias engenhosamente agrupadas pelo Tom ganharam o mundo. Gravou com ninguém menos do que Frank Sinatra ao violão, posto que aos gringos seria estranho um tupiniquim tocar piano.

Mas Tom Jobim não era apenas um violinista. Era um maestro na maior e mais justa possível acepção do termo.

Eu falava da dupla Frank e Tom e impossível não encerrar esse post com esses dois músicos mágicos.

Do lado de lá – sim, eu acredito em vida depois daqui – deve estar havendo um concerto bárbaro.

Anderson Passos

Deixe um comentário

