O Belas Artes

Estou a cinco minutos de casa do Cine Belas Artes, situado na esquina de Consolação com a Paulista. Quando cheguei em São Paulo, ouvi dos que me acolheram que aquele cinema era único em matéria de programação.

O primeiro arteplex do país – não na conotação comercial que se vê hoje – podia abrigar ao mesmo tempo um filme francês desconhecido, um oscarizado americano, uma fita iraniana ou asiática e até um blockbuster, tudo ao mesmo tempo.

O cinema também oferecia sessões pela madrugada inteira, o chamado Madrugadão, que ainda não pude conferir.

No ano passado, um drama envolvendo o Belas Artes teve seu primeiro capítulo: o patrocinador anunciou que ia pular fora. E a comunidade cultural de São Paulo viu a espinha gelar. Felizmente o dono o Belas Artes, André Sturm, conseguiu salvar a pátria garantindo um novo apoiador.

Recentemente, no entanto, um novo e trágico capítulo. O proprietário do imóvel, talvez temeroso com o noticiário negativo sobre o cinema, pediu o imóvel de volta e o Belas Artes ficará, por hora, sem casa.

Nesta terça (11/01) manifestantes marcharam pela Avenida Paulista colhendo assinaturas para um abaixo-assinado a fim de preservar o reduto histórico da sétima arte na Pauliceia. Haverão ainda mais duas outras passeatas, a última delas com destino à casa do dono do imóvel que decidiu pela expulsão do inquilino cinematográfico.

Deprimente a insensibilidade dessa família em tirar o cinema de seu lugar histórico. Espero que, para logo, o Belas Artes volte ao convívio cultural de São Paulo, tão carente de cinemas fora dos shoppings centers.

Anderson Passos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s