Planos adiados pela chuva

Na última quarta-feira (16/2) eu tinha o objetivo de visitar a minha chefe, Sheila Wada, que na segunda (14/2) deu a luz ao Eduardinho, o segundo filho dela, que já tem a Cecília.

Corri o quanto pude no trabalho, fiz ver à substituta da minha chefe que minha matéria estava pronta desde as 15h e nada. Quase no mesmo horário, lá fora, veio uma tempestade caprichada e fui ficando no jornal até que bateu o sinal das 18h, horário em que disse o meu “tou indo e azar do goleiro” e me arranquei. Apesar de tudo, ainda no intento de ver a minha jefinha.

No entanto, chegando no ponto de ônibus, o acúmulo de gente era graúdo. E quem disse que o ônibus vinha? Meia hora depois surge o primeiro e embarco em frente ao Shopping Morumbi, na avenida Roque Petroni Júnior.

O cansaço era tamanho que adormeci em algum ponto da Berrini. Dormi pesado porque acordara cedo para consultar-me no dentista. Uma hora depois eu avançara não mais do que 50 metros na mesma avenida onde adormecera.

Um ódio latente, fidagal, começou a me fazer tremer e suar. Um arroubo me amealhava o pensamento me convidando a descer do coletivo e seguir a pé. E, se eu ainda morasse em Vila Madalena e não na região central, talvez eu tivesse tentado a aventura.

Horas mais tarde, o buzão em que eu estava subia a Consolação e tudo era caos no trânsito. Carros, táxis, ônibus disputavam vaga em pleno corredor destinado aos coletivos e aos taxistas.

Saltei em frente ao Hospital das Clínicas e segui a pé para casa em meio a buzinas, sirenes, congestionamento, o diabo.

E pensar que, depois desse escrito, essa situação tende a se repetir por mais e mais vezes nesse verão. E constatar que nada (senão talvez o preço da passagem) vai mudar é aterrorizante.

Anderson Passos

Deixe um comentário

