Cruzando o inferno a pé

A segunda-feira (28/01) começou torta: já de manhã eu tinha uma pauta tão chata que nem me candidatei a um compromisso no domingo para não me deixar vencer pela preguiça.

A pauta terminou às 12h e, uma hora depois, passadas quatro pancadas de chuva, o carro do jornal me apanhou na Avenida Paulista e me devolveu à redação.

já no trabalho, passava das 19h30 quando comecei a esboçar movimentos para ir embora, mas a sub-editora substituta – mais sub impossível – foi me segurando.

Passava das 20h quando ela finalmente me liberou mas, minutos depois, soltou um “calma lá que o petróleo é nosso” e me dizer que faltava algo mais. Saí 21h. Mas o inferno sequer tinha começado.

Às 21h30min, já dentro do coletivo, apanho um congestionamento monstro na altura do Dr Abílio – nome pomposo com que trato o Pão de Açúcar – da subida da Brigadeiro Luiz Antônio.

Injeções de ódio começaram a me tomar o pensamento e saltei do carro bufando. Subi a Brigadeiro e cheguei à Paulista bem antes da minha condução.

Segui ao ponto de ônibus em frente à TV Gazeta e o ponto estava cheio. Imaginei o boneco do Kassabinho passando por aquele mundaréu de gente com uma placa na mão dizendo “trouxas”.

Tornei a andar pela Paulista, os pontos cada vez mais lotados e chego à Rua da Consolação onde, imaginei, pegaria uma condução direto para casa. Só que a via estava congestionada e com pane nos faróis. Acabei descendo a Consolação para, em torno de 23h, finalmente entrar em casa e escrever esse post.

Ah, na Ipiranga com Consolação tínha um arremedo de escola de samba fazendo um barulho infernal entoando aquele tema de carnaval da Globo, com direito a travecas fazendo as vezes de passista e porta bandeira.

Por sorte o barulho acabou minutos depois que entrei em casa e por isso ainda não morri nem matei. Mas minha paciência está acabando, confesso.

Anderson Passos

Deixe um comentário

