Palhaço fanfarrão

Eu já devo ter escrito aqui sobre o sujeito vestido de palhaço que toma o buzão de carona na Brigadeiro Luiz Antônio distribuindo chicletes e salamaleques.

Se não contei, conto agora remendando que o sujeito, depois de distribuir os doces, conta que o filho está internado no Hospital do Câncer, que ele – o pai – está desempregado e que toda a ajuda é bem-vinda.

A viagem sob os auspícios desse drama tornou-se tão rotineira que ultimamente eu me pego roncando no ônibus enquanto o palhaço, com uma dicção invejável, vende o seu peixe.

E digo vender o peixe porque hoje o cobrador do ônibus soltou essa pérola depois que o palhaço desceu.

– Ontem eu vi esse sujeito bebendo umas geladas num boteco da Maria Paula.

Eu quase me escandalizei. E digo quase porque nunca, jamais, dei pelota ou tostão ao sujeito. Se eu pudesse, lhe dava voz de prisão pelo estelionato.

Anderson Passos

Deixe um comentário

