Futebol de botão

Havia pelo menos treze anos que eu não jogava futebol de botão. O hiato poderia ter sido evitado desde que cheguei em São Paulo posto que meu irmão, Everson Passos, mantém em seu sobrado uma invejável mesa e botões mais invejáveis ainda.

Eis que, nesses três anos, tenho desafiado meu irmão a voltarmos a nos enfrentar nesse quesito. Mas a quantidade de móveis na sala dele impedia a empreitada.

Felizmente, no entanto, a espera acabou exatamente no domingo (8/5), quando o visitei.

Passada minha estada na cozinha – sim, eu cozinhei de novo e tem sido assim sempre – meio hesitante meu irmão questionou:

– Quer jogar botão mesmo?

Enfático soltei.

– Demorou.

Então montamos a mesa e os botões foram colocados à mesa. Ele com um time do Torino (Itália) enquanto eu escolhi o Boca Juniors (Argentina).

Adaptamos uma regra de um toque posto que nem eu nem meu irmão lembrávamos direito dos regulamentos.

Comecei o jogo pressionando, mas errando gols demais, enferrujado que estava. Meu irmão teve raras chances, sempre sem sucesso, destreinado igualmente.

Como o gol demorasse, combinamos de que quem marcasse o primeiro gol ganharia. E, várias oportunidades perdidas depois, marquei o 1×0. Como eu vibrasse feito menino, meu irmão riu sem graça.

Na nossa infância distante, a vibração seria um belo pretexto para, no mínimo, fartas agressões verbais.

A seguir almoçamos e, terminada a refeição, propus a revanche. Mesma regra: marcou o primeiro gol ganha a parada.

Dessa vez, sem demora, no terceiro chute, engavetei a pelota, vibrei de novo e meu irmão sorriu amarelo.

E não vejo a hora de enfrentá-lo de novo.

Anderson Passos

Deixe um comentário

