Amigo de infância

Num texto anterior contei que minha editora Sheila Wada deixou o jornal onde trabalho e a comoção que isso me causou.

A primeira impressão à saída da minha Jefinha é de que eu seria um sério candidato ao câncer, à úlcera, uma vez que a pessoa que cobriu sua ausência, numa primeira etapa, carecia de uma qualidade que julgo essencial nas pessoas: humildade. Além disso, do ponto de vista jornalístico, a sujeita mostrou-se uma tragédia shakespeariana.

Mas quero dizer do título pois que, há coisa de duas semanas, fui apresentado meu novo editor, Henrique Veltman, um senhor de 75 anos.

A primeira informação que tive dele foi que tinha passado por grandes redações a sabia tudo e mais um pouco do riscado, a saber da editoria de política.

E quando ele assumiu seu posto, o quase silêncio imperou. O grande Veltman, como eu, apanhava da tecnologia. E, devagarinho, foi se mostrando uma grande figura.

E um dia, falando de Nelson Rodrigues, contemporâneo dele na Última Hora e, mais tarde, em O Globo, TV Globo e outros mais, o homem mostrou-se um grande depositário de grandes personagens e histórias do jornalismo.

Veltman descrevendo Nelson Rodrigues a escrever suas crônicas sentado sobre um cesto de lixo na redação de Última Hora é algo espetacular e que tive a honra de ouvir. Como ouvi histórias de Samuel Wainer e de outros tantos que ele enumera com requintada graça.

E, como que para selar esse encontro, o grande Veltman ainda me presentou com um livro de sua lavra, que conta tanto mais de sua trajetória de vida. Volume, que aliás, já está quase no fim.

Mais lindo que tudo isso só a honrosa dedicatória do autor, que me acolhe como um “mais novo amigo de infância”. Donde, por esse humilde escrito aqui, só posso retribuir:

Benvindo e muito obrigado, grande amigo!

Anderson Passos

Deixe um comentário

