Fim de uma busca? (Final)

Contei ao meu irmão que eu perseguia Malena e as dificuldades de encontrá-la e eis que Everson Passos sapecou.

– Na Augusta, quase em frente aos cinemas, tem camelôs que vendem filmes clássicos.

Abro um parêntese: falo falo em Malena e nada mais digo ao leitor que, eventualmente, desconhece a película. Então abaixo vai o trailer dessa obra prima.

Fecha parênteses.

Volto ao texto. Na hora que meu irmão falou na Augusta não dei atenção e tudo ficou por isso mesmo.

Quer dizer, eu seguia tentando o milagre de achar o original na web. Um alento foi Henrique Veltman me enviar um link onde eu poderia baixar a fita, mas não era o caso. É raríssimo eu baixar músicas, quanto mais filmes.

Então veio outro final de semana, meu irmão bateu aqui e convidou-me a ir à Livraria Cultura, da Paulista. Subindo a Augusta, nostálgico, meu irmão lembrou do tempo em que morava nas imediações do Shopping Frei Caneca – quando nem shopping nem a viadagem local imperavam – mostrou-me a pensão onde Raul Seixas morreu e, quando nos flagramos, estávamos já em frente aos cinemas, com os “camelôs dos clássicos” ao alcance de uma travessia.

Antes, entramos numa loja de CDs e nos encalacramos. Ele comprou da Trilogia das Cores, do polonês Krzysztof Kieślowsk – sugestão minha – entre outros títulos. Enquanto eu comprei um show de David Bowie, dois DVDs com a série clássica O Homem de Seis Milhões de Dólares e ainda a série global Agosto.

Então atravessamos e meu irmão começou a perguntar ali quem teria Malena, Ninguém tinha até que um camelô gritou outro e esse outro disse assim:

– Manda pra mim que tenho aqui.

Paguei R$ 8 pela cópia. O título fala em fim de uma busca. E acho que ele merece ser corrigido. Não é o fim ainda. O DVD está com um som inaudível, um crime contra o idioma italiano da fita e contra a trilha sonora produzida caprichosamente por Ennio Morricone.

Ainda quero Malena original…

Anderson Passos

Deixe um comentário

