Ritual fora de hora

Era um sábado pela manhã e chovia alguma coisica em São Paulo. Mesmo assim acordei cedo e resolvi levar a roupa para a lavanderia. Como era cedo demais – em torno de 8h30min – dei com a cara na porta e voltei para casa.

Então pensei comigo:

– Bem, então tomemos um café da manhã…

Segui para a padaria, próximo 200 metros aqui de casa. Passando pelo toldo externo foi recepcionado por um grupo de jovens bêbados. O surpreendente é que um deles fez a seguinte pergunta ao grupo:

– Como é que São Mateus ensina no versículo?

Em seguida, começou a cantarolar junto com o grupo, numa tentativa gospel tupiniquim…

– Jesus lá lá lá.

Resumindo: um horror. Tanto que me correu um frio na espinha e uma vontade acima da média de pedir silêncio, mas resolvi escolher meus pães.

O som lá dentro era ainda mais alto e reclamei para a atendente.

– Esse barulho está importunando demais. Quer que eu chame a polícia?:

A outra arregalou os olhos e me desanimou dizendo que o grupo beberrão e esparrento ao menos era uma novidade naquela manhã cinza.

Peguei meus pães e fui ao caixa e comentei.

– Animada manhã não?

– Pois é…

– Posso chamar a polícia ou eu mesmo expulsá-los daqui a pancadas?

– Eu agradeceria, mas não posso autorizar violência aqui dentro – ponderou a moça do caixa.

Saí da padaria, não sem antes olhar para o grupo – que também tinha meninas – e lhes fiz um sinal com as mãos indicando os chifrinhos do cramunhão.

Como o grupo tinha um inocente copo d’água por perto na mesa, começaram a jogar água uns nos outros de modo a se proteger da minha maldição. Patético…

Anderson Passos

Deixe um comentário

