SUS

Por conta do alto preço dos meus medicamentos para o tratamento do Mal de Parkinson comecei ontem uma peregrinação.

Primeiro, fui à Farmácia de Alto Custo do governo do estado de São Paulo, onde apanhei uma penca de documentos a fim ingressar com um pedido para obter minha medicação gratuitamente.

Fiquei numa fila onde senhoras, apesar de sentadas, queixavam-se da demora no atendimento. A única queixa que eu faria é esta: a recepção não soube me informar direito em que fila eu tinha de entrar.

No mais, após uns dez minutos, fui atendido por uma moça chamada Vânia, que me apresentou a uma novidade: eu precisava ter um cartão do SUS. Ali o mesmo não era emitido.

Saindo dali comecei a farejar um posto de saúde e achei uma unidade, por puro acaso. Ou será que eu fora guiado por anjos?

Entrei no posto, me certifiquei de que sim – eles emitiam o documento – e encarei nova fila.

No meu tempo ali, vi pelo menos seis mulheres grávidas, das quais cinco eram adolescentes.

A cada número de senha revelado por uma das atendentes, uma senhora nos seus sessenta e alguma coisa, de cabelos vermelhos arrepiados, batia palmas e festejava tudo como se um gol tivesse sido marcado numa final de Copa do Mundo.

À minha frente, uma moça – provavelmente moradora de rua – que trazia dois sacos de lixo com alguns pertences – esperava atendimento.

E é desse item, do atendimento, é que quero me ater. Pois que, tanto no posto quanto na farmácia, fui atingido rapidamente sem sequer ter feito menção ao fato de que sou jornalista o que, quiçá, talvez me abrisse as portas ainda mais rápido.

Fala-se muito mal do Sistema Único de Saúde. Um dia o Lula elogiou e, feito o diagnóstico do câncer de laringe, a dona Luana Piovani recomendou ao ex-presidente que se tratasse no sistema e não no caríssimo Sírio-Libanês.

O SUS é feito de profissionais e servidores que, na sua maioria, são os mais prestimosos do serviço público. Comprovei isso in loco. E recomendo que, se quiser, a dona Luana Piovani trate seu parto e do seu futuro bebê na rede de saúde nacional. Tenho absoluta certeza de que, apesar de sua arrogância já famosa, ela seria bem tratada.

Anderson Passos

Deixe um comentário

