Carnaval em plena segunda-feira

Anteontem à noite (13/2) eu chegava em casa depois de um dia extenuante de trabalho, quando ao longe ouvi acordes de cavaquinho sendo afinados e repicar de tamborins.

No entorno do prédio onde moro, camelôs com isopores de todos os tamanhos começavam a disputar espaço com populares, que disputavam suas latinhas de cerveja.

Ainda pela manhã daquele mesmo dia, enquanto caminhava, passei em frente à rua Teodoro Baima, em frente ao Teatro de Arena, e flagrei decorações carnavalescas. Disse comigo:

– Semana que vem vai ser fogo…

Que semana que vem que nada.

De repente rufaram tambores, um som potente explodiu e um desafinado puxador de samba berrava números de ontem e de hoje do carnaval.

Fez-se então uma multidão enquanto eu aumentava o som da TV e me perguntava por que, em plena segunda-feira, um dia mais do que útil, aqueles povo se antecipava ao Carnaval.

Felizmente o barulho cessou à meia noite. Mas, confesso, fiquei com medo de voltar para casa pelos dias seguintes temendo daquela zona voltar a se repetir.

Anderson Passos

Deixe um comentário

