Do tato com os pequenos

Humildemente, sempre me considerei alguém sem tato com as crianças. Explico: ocorre que sempre fui desajeitado com elas, ainda que delire na sua presença.

Mas, recentemente, algo me pegou de jeito. E este algo deve ser aplicado a três pequenos seres. Por ordem de chegada são Guilherme e Beatriz (filhos do meu irmão Orlandinho) e o herdeiro que a onipresente Marina Diana espera.

Era em tributo aos dois primeiros que a cada Natal me vestia de Papai Noel para dar a eles a sensação de um sonho em realidade, quando o velhinho frágil e de voz esganiçada que criei os recebe com olhos absolutamente encantados. O Natal de 2012 será ainda mais rico com a chegada do primogênito da Marina, sem dúvida.

Mas, no final de semana passado, quando estive em Cotia para prestigiar o aniversário de Mama Walkyria (a mãe de Marina e Orlandinho e portanto avó da trinca antes creditada) me vi cercado de um carinho sem fim.

Beatriz me recebeu vibrante gritando Tio Gaúcho e se derramando sem pejo nos meus braços e no meu colo tagarelíssima que só ela. O Guilherme então nem se fala pois a timidez que às vezes ele emanava desapareceu por completo comigo.

A dizer do herdeiro da Marina, ainda sem nome pois a gravidez está caminhando para o quinto mês – se a memória não me falha e sim, ela falha – o pequeno ou a pequena está lindamente evidente na mulher que me abriu as portas profissionais e de sua família para este cronista.

É por eles em especial – e pelos poucos e fiéis familiares e amigos meus que estão no sul – que me desembaraço dos problemas desta ilha de concreto para continuar tocando a vida com suas vicissitudes e virtudes. Graças a eles que, como que por milagre, a ilha de concreto cinza, abarrotada de prédios, carros, ar quase rarefeito dada a poluição, ainda há a delícia e a glória capazes de produzir carinho e ternura. Assim, nada melhor que dizer a eles o meu mais tenro e convicto muito obrigado.

Anderson Passos

Um comentário sobre “Do tato com os pequenos

Deixe um comentário

