Quatro anos

Era abril. Na minha terra fazia frio e de lá, numa noite, liguei no meu irmão aqui em São Paulo:

– Só preciso de um mês e de um chão para dormir.

Meu irmão disse-me não e não. As cachorras dele – duas à época – votavam com ele. Chorei, chorei como nunca antes talvez.

Terna, minha mãe viu meu desespero. E ela, que antes resistia que eu me fosse, finalmente disse-me um consolador:

– Vai, eu te ajudo.

Choro relembrando isso. Após a fala da minha mamita – beijos dona Sandrinha – fui à área ao lado de minha antiga casa e chorei abraçado à minha mascote Miúcha por pelo menos uma hora.

Vale registrar, sem ônus algum, que antes, minha mãe era só desconfiança daqueles Diana, representados pela Marina. Mal sabíamos – eu e a mama – que teríamos ainda a grata surpresa dos Mariano da Silva, do entusiasmado noivo dela à época – hoje um irmão e muito mais – o Ferdinando.

Mais louco ainda saber que uma menina conhecida via internet – como a Marina igualmente – seria minha acolhida generosa para uma amizade indefinível em palavras e mais surpreendente ainda em relação aos fatos protagonizados. Falo de Camila Gaya, de Paloma Angelo, de personagens que foram e dos raros que ainda ficaram no mais louco endereço da Vila Madalena.

Então veio o primeiro emprego, a carteira assinada e o salto mais ousado: morar só, o que ocorreu há exatos dois anos. Passo em que ainda persisto, em que ainda converso com minhas paredes, em que ainda canto a plenos pulmões junto às minhas pérolas musicais. Espaço acanhado, mas nem tanto. Limpo, sem ser brilhante. Acolhedor com quem merece.

E vim pra cá, no coração do centro da Pauliceia, graças à iniciativa da Marina Diana e do Ferdinando que juntaram meus cacarecos e, em duas viagens inesquecíveis, me fizeram chegar ao meu novo (agora já velho) endereço.

Como retribuir? Presença. Não de um Bradesco, mas vejamos:

Vi toda a escalada dos meus amigos de fé Marina e Ferdinando: o belo casamento, a morada inicial numa caprichada casa dos fundos dos pais dela. Finalmente a casa nova e as obras que a tornaram um palacete – onde pus mãos e risos à obra – e agora todos estamos às vésperas da espera do primo herdeiro Heitor.

E chega Natal e é sempre lá com os deles – meus também, lamento. Ano Novo é lá vez em quando. Páscoa agora tem caça ao coelho – que enlouquece as crianças e que eu nunca vi quando tinha a idade dos pequenos Guilherme e Beatriz. Aliás, pensou em festa, pensou Diana e Mariano da Silva.

A grande surpresa viria com a cumplicidade e amizade do Orlandinho, irmão da Marina. Outro dia vieram ele, Fernanda (esposa) e os já citados pequenos aqui em casa. Tremi e foi de plena felicidade.

Em São Paulo tenho pais postiços, que minha mãe reconhece, inclusive: dona Walkyria e seu Orlando Diana me concederam essa honra e espero sempre retribuir à altura da generosidade indescritível em palavras desses dois baluartes da vida.

São Paulo é solitária, desafiante, oscilante, suja, cultural, maluca, triste, arco de triunfo deste modesto escriba. Aqui cheguei há quatro anos. Vez em quando a solidão me oprime e me diz para ir embora. Chego quase ao ponto de ceder. Mas resisto.

Vem então a doença (Parkinson), dores musculares, caminhadas, tremores, ganho de peso, peso que não vai embora, ganho de problemas, dissabores. Parece o ensaio de fim do caminho. Parece, mas não é.

São Paulo foi e ainda me soa como a grande jornada a ser percorrida com sangue, suor, tremores e lágrimas, se necessário. É em tributo a essa cidade, às pessoas citadas acima que este blog – completando hoje três anos de existência – pausa os seus trabalhos para agradecer a toda essa turma por cada palavra, por cada gesto, pela aparentemente simples presença de cada um deles no caminho.

A todos eles o meu mais humilde muito obrigado, na esperança que as forças sigam sempre se renovando para permanecermos juntos, mesmo que vez em quando (e espero que raramente) distantes.

Anderson Passos

Deixe um comentário

