Lembranças de tempo distante

Nesse minuto experimento um par de botas que meu irmão trouxe do sul, encomenda de minha mãe. Por conta da cor marrom e do formado do calçado, voltei no tempo.

O ano eu não posso lembrar qual era, mas fato é que estavam em voga em meados dos aos 80 as botas “Star Sax, o calçado da geração jeans”.

Acho que nem estudava naquele tempo, lembro melhor agora. Portanto, devia ter entre cinco e seis anos. E lembro que meu avô saudoso, Prony da Silva Passos, me levava ao centro de Porto Alegre para fazer seu serviço bancário e me propiciar longas caminhadas e diversão.

Num desses inesquecíveis passeios, meu avô foi buscar minha avô, que trabalhava no Arquivo Público do Estado e ambos me levaram a uma loja de calçados.

E, não sei bem de quem foi a escolha, mas fato é que experimentei um par de botas da Star Sax marrom, modelo similar ao que calço hoje. Diante do conforto, meus avós e entreolharam e me perguntaram:

– Gostou?

Devo ter emitido o sorriso mais eufórico do mundo. E, assim, ganhei meu primeiro “calçado da geração jeans” para inveja absoluta dos meus irmãos. A calça jeans, no entanto, levaria pelos menos dez anos adiante para eu ter.

Vasculhei o Youtube e nada do comercial. Mas a trilha do Kraftwerk era esta: The Hall of Mirrors.

Anderson Passos

Deixe um comentário

