Notícia da semana

Dia desses fui à minha consulta mensal com a Dra Nídia Pires, minha neurologista. Levava comigo na manga exames de sangue e de doppler de artérias e a mais destemida de minhas decisões recentes, a qual explico ainda neste texto.

Analisando os exames, ela comentou que as artérias estavam desobstruídas, mas pediu atenção à alta da glicose. Apurando-se mais nos exames de sangue, pediu para que eu me consultasse com um endocrinologista para tentar ver a chance de eu desenvolver diabetes.

Então sapequei a ela:

“Não sei a notícia é boa ou ruim, mas há três semanas parei com todos os remédios”, disse com cautela.

Imediatamente ela pediu que eu me erguesse da cadeira e andasse um pouco para verificar como estava minha passada e a coordenação de meus movimentos.

E, pela primeira vez desde que iniciamos o tratamento contra o Mal de Parkinson, ela animou-se e disse.

“Temos tremor muito leve, mas de um modo geral o senhor [ ela me chama de senhor] está muito bem”.

Enquanto ela descrevia meus progressos, elaborei uma pergunta que me pareceu audaciosa.

“O diagnóstico pode estar errado”?

Ela pediu-me cautela e mais uns meses para continuar avaliando. Preventivamente, pedi que ela mantivesse apenas a receita do Rivotril para emergências. Leia-se “tremores”.

Falei da linda sensação de salivar de novo – item que um dos remédios me sonegava a título de efeito colateral – das minhas andanças pela cidade de modo a controlar o colesterol – item que de fato foi reduzido consideravelmente.

Então, finalmente, a doutora Nídia relatou que acompanha um caso de um paciente há cinco anos onde verificou que os sintomas dele igualmente desapareceram. Ela mantém as consultas pois que, assim como aparecem, os sintomas do Parkinson podem voltar.

Espero que meu caso seja este. E sem retorno em breve tempo dos males que me afligiram esses meses todos.

Anderson Passos

Deixe um comentário

