Invaders (Final)

Creio que chegamos lá em casa em torno de meia noite num grupo de seis pessoas. A geladeira quase me deixa na mão, mas fiz bombar o termostato e depois da algum tempo a cerveja finalmente gelou.

Nisso, Marcel, o colega da bolsa sequestrada exercia das suas especialidades: alugava e alugava em revezamento.

À Maria Carolina, passei o comando do som. E ela vasculhou o meu acervo e, como em dado momento comentasse sobre Nelson Rodrigues, fui aos meus arquivos, alcancei biografia do genial cronista e autor, que ela levou consigo.

Ao seu Fernando, o chileno de ouro, exibi, às escondidas da Carol, clássicos na voz de Elis Regina, Benito Di Paula enquanto Marcel “da mala sequestrada” enchia o saco exigindo Adoniran Barbosa.

Mas a cada intervenção minha no som, ouvi a voz da Carol brincando:

– Essa daí não está programada.

Baixinha encantadora, escorpiana sagaz essa.

Mostrei A Moça do Sonho, de Edu e de Chico para a peça Cambaio para surpresos e encantados ouvintes. O mala questionava, assim mesmo:

– Mas e o Adoniran?

Eu queimava de volta.

– Morreu.

Risos e espanto. Mais tarde, prefácio em CD do Chico para biografia do Tom Jobim e o Maestro Soberano em criação ao piano. A gravação mostrava o nascimento de Anos Dourados.

De repente, o piso do meu banheiro se igualava ao de um banheiro movimentadíssimo de qualquer bar. A mesa, que inicialmente ocupava o centro da sala, migrou para a janela, onde nos penduramos em revezamento. O cigarro empestava e ainda empesta o ar. A conversa e a cumplicidade eram a tônica e o isotônico.

Ao final, finalmente Adoniran. O Mala do Marcel quis aumentar o som. Já passava das 7h de sábado, e eu empenhado em evitar multas por rasgar a lei do silêncio. Mas acho que esse risco foi debelado.

O que não cessa é a saudade e a vontade de tudo isso acontecer outra vez.

Anderson Passos

Deixe um comentário

