Tiros na madrugada

É absolutamente normal a madrugada ser barulhenta na região central de São Paulo onde moro. É comum o sujeito acordar sob os gritos de bêbados, putas, travestis e etc. Aliás, tem um que incorpora um Exu em dois horários: 2h e 4h. Sempre desperto quando ele berra “ieeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeaaaaaaaaaaaaaaa”.

Volto aos sons noturnos. Mais comum ainda é ser despertado no meio da noite sob o funk abominável dos carros tunados.

O que não é comum é ser desperto por tiros. A última vez foi esse ano mesmo, quando a bala pegou aqui na Epitácio Pessoa. Ano passado, eu despertara ante um tiro solitário que matou um segurança da Love Story, evento amplamente noticiado, aliás.

Ainda agora, enquanto teço essas linhas (são 5h15 de domingo, 18/11), um sujeito passou pelas imediações da famosa Avenida Ipiranga e disparou seis vezes. Os tiros devem ter partido de uma arma automática por conta da sequência precisa.

Despertei de um salto, mas o meu vizinho de cima correu à janela, movimento que percebi em seus passos pesados e na abertura da mesma. Como, após 15 minutos do evento, as sirenes da polícia tomassem o ar, o meu vizinho fez o mesmo movimento N vezes, a cada nova sirene. E, claro, acendeu seus cigarros cuja fumaça cancerosa pude sentir cá nos meus modestos aposentos.

Em dado momento, achei que meu vizinho pularia a janela. Passado algum tempo do evento, antes de me ocupar com outra coisa – dormir já não era mais viável – fui eu visitar a janela e me certificar se meu vizinho desesperado ainda não saltara.

Felizmente não me deparei com nenhum corpo. Sequer flagrei as putas, travestis e toda sorte de seres bizarros que circundam o bairro a essa hora da manhã. Teriam os tiros um fundo didático? Ou a paranóia se instalou de vez entre os paulistanos? A saber…

Anderson Passos

Deixe um comentário

