A casa do Chico

Dia desses fiz um tour pelo cinema e, á saída do mesmo, sem encontrar a trilha de Django Livre, dei de cara com o DVD e o CD do show do Chico Buarque Na Carreira. O mesmo está disponível no Youtube e até já o assistira na íntegra. Mas fã é fã – tenho todos os CDs e DVDs do sujeito – e os comprei.

De imediato, me voltaram à memória as minhas conversas com o meu poeta e irmão Alessandro Varela, onde o Chico e suas letras eram tema recorrente. Lembrei em especial de uma conversa, quando eu já estava radicado em São Paulo, sobre a casa dos Buarque de Hollanda no bairro do Pacaembu. O meu amigo me revelara que outra amiga lhe enviara já fotos da casa.

Ocorre que nessa semana resolvi esticar o itinerário das minhas caminhadas e por um desses acasos, fui parar na rua Buri, onde fica a casa. Como jamais tivera referência fotográfica da mesma, dei com uma casa enorme abandonada e cravei comigo:

– É ali.

Não era. A casa, conservada, em estilo normando, era exatamente a que ladeava as ruínas que inicialmente eu creditava como a morada dos Buarque de Hollanda.

Quando de minha próxima atividade andarilha, tentarei me aproximar e olhar para o número 35 sem mais timidez.

Anderson Passos

Deixe um comentário

