A voz da apuração fluminense

Finalmente, uma matéria sobre um rico personagem do carnaval do Rio de Janeiro. Acompanhem o texto publicado recentemente na Folha de S.Paulo pelo seu repórter Fabio Brisolla.

Dez, nota dez!’, anuncia há 20 anos ‘a voz da Sapucaí’

O locutor das notas das escolas de samba na apuração dos desfiles da Marquês de Sapucaí diz que interpreta, e não apenas lê os números que definem a história dos Carnavais.

Sua narração em tom grave para a nota máxima virou um emblema da cerimônia. “Dez, nota dez”, repete há 20 anos Jorge Perlingeiro, 68.

“São 400 notas que tenho de anunciar. Por isso, é preciso criar expectativa. Na medida em que vai se aproximando do final, começo a fazer pausas em algumas notas”, diz.

Perlingeiro literalmente mora na Sapucaí no Carnaval. Desde sexta-feira, ele dormiu em um contêiner com cama de casal, TV, ar-condicionado e banheiro, instalado no sambódromo e alugado pela Liesa -liga das escolas de samba.

Além de narrar as notas, ele é quem autoriza a entrada de cada escola na avenida, assim como o início de cada desfile.

Perlingeiro também comanda o programa “Samba de Primeira”, criado há quatro décadas. Começou na TV Tupi, seguiu para TV Corcovado, passou pela Band e chegou a CNT, onde está até hoje.

Apesar de popular, ele explica que algumas vezes é criticado pelas notas baixas anunciadas. “Faço papel de vilão. Já fui quase agredido na rua por uma velhinha de sombrinha porque dei nove para a escola dela. Tem gente que não entende que só leio a nota.”

Anderson Passos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s