Abandono

Os raríssimos e prezados leitores deste espaço sabem que moro no centro da Pauliceia. E quando o bicho pega, boto a boca no trombone por aqui. Sempre costumo ir á padaria para a compra do lanche da noite ao final do futebol na TV aberta – em torno de 18h.

No entanto, no final de semana que passou, quis mudar a rotina. E, sendo assim, no intervalo do primeiro tempo da final do campeonato paulista entre Corinthians e Santos, aproveitei para ir a uma padaria aqui perto.

Antes, fui à janela e avistei um grupo de uns seis caras na esquina da Teodoro Baima com a Epitácio Pessoa. Não gostei nada da cara de nenhum deles, mas eu precisava matar a fome dali a algumas horas e eu não iria ceder.

Saí, gastei uma montanha de dinheiro no débito e quando torno à rua, vindo da padaria com minhas compras, eis que um morador de rua me pede moedas. Qualquer uma. Como disse, paguei no débito minha compra e disse ao sujeito que não tinha nada. Jamais dou dinheiro algum a quem quer que seja, que a vida aqui não é fácil.

Então o sujeito passou às ameaças de que ia me acontecer isso e aquilo outro. E eu, que até começava a ponderar sobre tirar um pão dos meus pertences e dar ao cara, comecei a ter ódio. Vinham logo adiante duas senhoras – uma com criança de colo – e desafiei o cara a fazer o que prometia. Ele preferiu ainda o subterfúgio da ameaça e veio até a porta do meu prédio.

Entrei, caguei para o cara e trouxe comigo uma certeza: ainda bem que não tenho uma arma.

Ah, cumpre avisar que como em todo e qualquer domingo pelas minhas plagas, não havia um único policial na rua.

Anderson Passos

Deixe um comentário

