Querem violência? Por mim sem problema…

No último 7 de setembro eu recém havia chegado em casa da cobertura do enfadonho desfile no sambódromo paulista quando comecei a escrever meu texto e, em paralelo, sintonizei a Globonews.

De repente, um repórter, com um celular, registrava lideranças do tal grupo Black Block no monumento a Zumbi dos Palmares, no Rio de Janeiro.

Eis que o repórter se aproxima, um dos black blocks o flagra e berra “Fora Rede Globo” e agride o sujeito – até hoje não sei se com consequências físicas graves. O que sei é que, a pretexto da informação, a agressão foi de morte.

Minha humilde impressão: devo dizer que abomino o que escreve um Reinaldo Azevedo da vida, a revista Veja em que ele trabalha, como abomino sem nenhum problema a Carta Capital. Para este sujeito aqui são dois lados de uma mesma moeda, cada qual com sua visão radical de mundo. O mesmo vale para a Globo, Record, Bandeirantes, SBT, etc.

Faço esse preâmbulo para dizer aos black blocks agressores, vândalos e fascistas – que é o mínimo que posso dizer deles – que ao invés de surrar o jornalista, eu prefiro me abster da leitura, me abster de assistir e por aí vai.

Jornalista algum, exceção talvez ao dono do jornal, da TV ou da revista, merece ser surrado gratuitamente como se viu na televisão e como tem sido realidade nos protestos recentes que incendiaram o Brasil.

Se os black blocs querem provar que são “os caras”, os salvadores da pátria e a PQP mais, que comecem pelo be a bá: aprendam a diferenciar o sujeito que está ali trabalhando do dono do jornal, rádio, revista, portal, televisão, etc.

Item dois: se veículo X mente, exerça o seu direito de trocar de canal, de desligar a TV, de ler um livro, de se informar por outros meios. Porque se agredir de caso pensado, eu me dou o direito de me defender. E a minha defesa é o ataque frio e traiçoeiro.

Está dado o recado.

Anderson Passos

Deixe um comentário

